Correio Braziliense
  • RSS RSS
  • Você está em
  • BUSCA POR VAGAS
  •  
  • Buscar
Carreira e aposentadoria: fim ou recomeço? Para a colunista, no plano de gestão de carreira, com a proximidade da aposentadoria, muitos profissionais sofrem o dilema de definir um norte e tomar a decisão de construir uma nova realidade

Waleska Farias - Especial para o Admite-se

Publicação: 25/09/2013 13:02

Há dois momentos cruciais na vida: o primeiro é quando nascemos. O segundo é quando descobrimos o motivo pelo qual viemos ao mundo e, a partir daí, enfrentamos o desafio de traçar contínuos objetivos e nos posicionar de modo convergente com quem somos e com o que, realmente, queremos até o fim de nossas empreitadas.

No plano de gestão de carreira, com a proximidade da aposentadoria, muitos profissionais sofrem um dilema: definir um norte e tomar a decisão de construir uma nova realidade ou viver reféns de um futuro indefinido, convivendo com um fluxo contínuo de preocupações diversas. Muitos registram esse momento como perda de uma condição alcançada e acabam padecendo de grande sofrimento e desgaste emocional.

Esse momento de pensar a aposentadoria requer uma atenção especial para registrar com maturidade as conquistas alcançadas e planejar o que se deseja como futuro. O convívio integral com a família, a redivisão dos espaços emocionais e físicos, a readequação das disponibilidades financeiras, além de outros aspectos são de fundamental importância e devem ser repactuados.

Independente da configuração, aposentar-se é uma certeza em qualquer trajetória profissional. Se você deseja ter um final de carreira feliz, a melhor maneira de consegui-lo é preparar-se para vivê-lo. Com base nas vivências do coaching, em linha com o plano de futuro dos profissionais, listamos algumas dicas que o ajudarão na construção dessa nova realidade:

Leia mais reflexões em Artigos

• Desde já defina qual a vida que você quer ter quando se aposentar. O seu futuro precisa ser desenhado com requinte de detalhes desde agora. Quanto melhor definido o sonho, mais provável de acontecer. Pessoas previdentes conseguem usufruir melhor quando o futuro, mais cedo do que se espera, torna-se o presente;
• Não economize nos benefícios e alegrias que você espera ter quando da sua aposentadoria. Quanto mais você estiver convencido do quão maravilhoso será esse recomeço, mais propenso a investir nele estará. Trata-se da máxima de "ação e reação": sua colheita será compatível com seu plantio;
• Na fala de David OmanMcKay, nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar. Portanto, construa elos com sua família. Fale com seu parceiro (a) sobre os conceitos de bem estar e qualidade de vida; conquistar adesão para os investimentos comuns ajuda a fortalecer o propósito e consolidar parcerias;
• Cultive o hábito de poupar e defina o que gostaria de realizar, considerando o valor a ser gasto conforme a idade atual, renda pretendida e objetivos futuros. Disciplina é fundamental. Resista à tentação de dispor desse dinheiro para outros propósitos.

Preparar-se no contexto físico, emocional e financeiro, visualizando as mudanças através de perspectivas positivas, ajudará você a desenvolver as condições necessárias para readaptar-se a essa nova fase. Sua decisão de "como" vivenciar sua nova realidade pautará o sucesso das suas iniciativas. Acredite!

Waleska Farias
Coaching, Gestão de Carreira & Imagem




Tags: celular